Vírus do papiloma humano: Saiba mais sobre essa infecção e veja como você pode se prevenir!

verruga por virus do papiloma humano
saúde

Entre as diversas DSTs existentes, o também chamado de HPV é conhecido por ser um dos mais comuns no Brasil e por poder causar o câncer de colo do útero nas mulheres que o possuem. Por ser muito fácil de contrair, o vírus do papiloma humano requer atenção especial e cuidado de prevenção e tratamento.

Por isso, no artigo de hoje iremos discutir um pouco mais sobre esse problema e tirar suas dúvidas sobre essa infecção tão perigosa.

Existe tratamento para esse vírus?

Não existe uma cura para o tratamento do vírus do HPV em si, pois ele se multiplica de forma muito rápida e ainda não existem remédios capazes de matar o vírus. O único tratamento para o vírus do papiloma humano atualmente visa eliminar os sintomas do corpo, que são as verrugas. Alguns remédios para isso são:

  • Wartec: essa pomada é um antiviral para tratar condilomas que faz elas desaparecerem em cerca de 5 dias de uso, podendo ser aplicada diretamente nas verrugas e reduzindo a aparência delas.
  • Pomada de barbatimão: desenvolvida nos laboratórios da UFA, a pomada é extraída de uma planta medicinal e se aplicada duas vezes ao dia ela pode eliminar as verrugas, sem causar nenhum efeito colateral no paciente. Esse creme é uma opção natural para quem prefere não fazer uso de tantos medicamentos químicos e que aparentemente dá resultados satisfatórios.
  • Crioterapia: essa é uma técnica que consiste no congelamento das verrugas com nitrogênio líquido. Isso faz os condilomas queimarem até desaparecerem em poucos dias. Um exemplo de produto que realiza esse procedimento é o spray Pointts.
  • Cirurgias: no caso de pessoas que estão no estágio avançado da infecção e apresentam muitas verrugas, uma cirurgia pode ser realizada direto no consultório do médico em que ele as remove com um bisturi ou laser.
  • Podofilox: esse fármaco antimicótico atua como um ácido na pele, proporcionando a necrose da verruga, fazendo elas mudarem de cor e em seguida desaparecerem.

Quais são os sintomas do vírus do papiloma humano?

O vírus do papiloma humano pode se manifestar tanto em homem quanto em mulheres quando o paciente se encontra com baixa imunidade e tem relações desprotegidas. Os principais sintomas são surgimento de verrugas na região genital que coçam bastante e são de cor acastanhada.

Na mulher, podem surgir:

  • Lesões na vulva, na vagina
  • Lesões no útero que somente podem ser identificadas por colposcopia;

No homem os sintomas são:

  • Aparecimento de verrugas na glande do pênis, no ânus e na virilha.

Em ambos os gêneros também é identificado verrugas no ânus, na garganta, boca, pés e mãos.

vacina do virus do papiloma humano

E qual é a melhor forma de prevenção do vírus do papiloma humano?

Caso você tenha suspeita de HPV os médicos infectologistas, ginecologistas, urologistas, clínicos gerais e dermatologistas podem identificar a infecção em um exame clínico.

Porém, para se prevenir o ideal é que todo adolescente ao iniciar sua vida sexual faça a aplicação correta da vacina do vírus do papiloma humano. As vacinas quadrivalentes e bivalentes previnem 70% das variações do vírus e são aplicadas em adolescentes gratuitamente pelo governo brasileiro.

Outras medidas preventivas são:

  • Fazer uso de camisinha em todas as relações sexuais;
  • Conhecer bem seus parceiros sexuais;
  • Fazer exames rotineiros com o ginecologista ou urologista;

Gostou de se informar mais sobre essa infecção? Então deixe seu comentário!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

azia
saúde
Azia: o que causa, tratamentos naturais, medicamentos,

Sabe aquele incômodo no estômago que pode surgir depois de comer determinados tipos de comidas, principalmente as que possuem mais carboidratos e gorduras. Esse desconforto também conhecido como azia atinge muitas pessoas, que sempre estão em busca de tratamentos para acabar com isso. E existem diversas formas, tanto de prevenir, …

receita de lanche rápido
saúde
10 receitas para pré e pós treino: Aprenda a fazer as melhores e mais fáceis

Existem algumas receitas que são excelentes para quem deseja ter ganhos musculares mais expressivos, por isso a seguir eu separei 10 receitas para pré e pós treino. Continue conosco e descubra como preparar essas deliciosas receitas a seguir. As 10 melhores receitas para pré e pós treino são Shake termogênico …

mulher bocejando
saúde
Hormônio do sono: Como funciona? Como é produzido? Saiba tudo sobre ele!

Ter uma boa noite de sono é fundamental para que possamos acordar bem dispostos e com energia para mais um dia, e é o hormônio do sono que contribui para que nós possamos ter uma noite tranquila e repor as energias, e por isso conhecer mais sobre esse hormônio e …