Vírus do papiloma humano: Saiba mais sobre essa infecção e veja como você pode se prevenir!

verruga por virus do papiloma humano
saúde

Entre as diversas DSTs existentes, o também chamado de HPV é conhecido por ser um dos mais comuns no Brasil e por poder causar o câncer de colo do útero nas mulheres que o possuem. Por ser muito fácil de contrair, o vírus do papiloma humano requer atenção especial e cuidado de prevenção e tratamento.

Por isso, no artigo de hoje iremos discutir um pouco mais sobre esse problema e tirar suas dúvidas sobre essa infecção tão perigosa.

Existe tratamento para esse vírus?

Não existe uma cura para o tratamento do vírus do HPV em si, pois ele se multiplica de forma muito rápida e ainda não existem remédios capazes de matar o vírus. O único tratamento para o vírus do papiloma humano atualmente visa eliminar os sintomas do corpo, que são as verrugas. Alguns remédios para isso são:

  • Wartec: essa pomada é um antiviral para tratar condilomas que faz elas desaparecerem em cerca de 5 dias de uso, podendo ser aplicada diretamente nas verrugas e reduzindo a aparência delas.
  • Pomada de barbatimão: desenvolvida nos laboratórios da UFA, a pomada é extraída de uma planta medicinal e se aplicada duas vezes ao dia ela pode eliminar as verrugas, sem causar nenhum efeito colateral no paciente. Esse creme é uma opção natural para quem prefere não fazer uso de tantos medicamentos químicos e que aparentemente dá resultados satisfatórios.
  • Crioterapia: essa é uma técnica que consiste no congelamento das verrugas com nitrogênio líquido. Isso faz os condilomas queimarem até desaparecerem em poucos dias. Um exemplo de produto que realiza esse procedimento é o spray Pointts.
  • Cirurgias: no caso de pessoas que estão no estágio avançado da infecção e apresentam muitas verrugas, uma cirurgia pode ser realizada direto no consultório do médico em que ele as remove com um bisturi ou laser.
  • Podofilox: esse fármaco antimicótico atua como um ácido na pele, proporcionando a necrose da verruga, fazendo elas mudarem de cor e em seguida desaparecerem.

Quais são os sintomas do vírus do papiloma humano?

O vírus do papiloma humano pode se manifestar tanto em homem quanto em mulheres quando o paciente se encontra com baixa imunidade e tem relações desprotegidas. Os principais sintomas são surgimento de verrugas na região genital que coçam bastante e são de cor acastanhada.

Na mulher, podem surgir:

  • Lesões na vulva, na vagina
  • Lesões no útero que somente podem ser identificadas por colposcopia;

No homem os sintomas são:

  • Aparecimento de verrugas na glande do pênis, no ânus e na virilha.

Em ambos os gêneros também é identificado verrugas no ânus, na garganta, boca, pés e mãos.

vacina do virus do papiloma humano

E qual é a melhor forma de prevenção do vírus do papiloma humano?

Caso você tenha suspeita de HPV os médicos infectologistas, ginecologistas, urologistas, clínicos gerais e dermatologistas podem identificar a infecção em um exame clínico.

Porém, para se prevenir o ideal é que todo adolescente ao iniciar sua vida sexual faça a aplicação correta da vacina do vírus do papiloma humano. As vacinas quadrivalentes e bivalentes previnem 70% das variações do vírus e são aplicadas em adolescentes gratuitamente pelo governo brasileiro.

Outras medidas preventivas são:

  • Fazer uso de camisinha em todas as relações sexuais;
  • Conhecer bem seus parceiros sexuais;
  • Fazer exames rotineiros com o ginecologista ou urologista;

Gostou de se informar mais sobre essa infecção? Então deixe seu comentário!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

osteoporose
saúde
Osteoporose: Conheça essa doença e saiba como se prevenir!

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e propensos a sofrer fraturas de diversos tipos. Normalmente trata-se de uma doença silenciosa fazendo com que o diagnóstico seja feito somente após a ocorrência das fraturas, o que complica …

verruga na virilha
saúde
Verruga na virilha: Conheça alguns tratamentos para acabar com esse incômodo!

As verrugas na virilha na maioria das vezes não trazem grandes preocupações, pois elas só preocupam mesmo quanto ao risco de contaminação pelo HPV que é um vírus um pouco agressivo capaz de causar danos ao organismo humano.  Além disso, outra preocupação fica por conta da contaminação, já que uma …

colica menstrual
saúde
Cólica menstrual: Entenda um pouco mais sobre esse problema e saiba aliviar os sintomas!

A cólica menstrual é um problema que afeta grande parte das mulheres, sendo que ela é muito comum na fase da adolescência, mas pode afetar a mulher em qualquer idade antes da menopausa. A cólica consiste em uma forte dor pélvica que pode aparecer antes ou durante a menstruação e …