Verruga na virilha: Conheça alguns tratamentos para acabar com esse incômodo!

verruga na virilha
saúde

As verrugas na virilha na maioria das vezes não trazem grandes preocupações, pois elas só preocupam mesmo quanto ao risco de contaminação pelo HPV que é um vírus um pouco agressivo capaz de causar danos ao organismo humano.  Além disso, outra preocupação fica por conta da contaminação, já que uma pessoa que está contaminada poderá contagiar facilmente outras pessoas através da relação sexual sem preservativo, por isso a verruga na virilha deve ser tratada o quanto antes.

Se você também está com essa verruga e não sabe como tratá-la, esse artigo é para você, continue conosco e confira tudo sobre o tratamento a seguir!

Quais as melhores pomadas para verruga na virilha?

Normalmente o tratamento para remover a verruga na virilha é feito com a utilização de algum creme antiviral específico para este tipo de problema como as pomadas Podofilina, Podofilox, Imiquimod, e também o ácido tricloroacético, por exemplo.

Essas pomadas devem ser aplicadas na região da forma e na quantidade exata, que varia de pessoa para pessoa, daí então a necessidade de antes de iniciar o tratamento procurar ajuda médica e seguir as suas recomendações.

De modo geral, é recomendado que aplique uma pequena quantidade da pomada sobre a verruga tomando o cuidado de não deixar a pomada entrar em contato com a pele que esteja saudável. A aplicação deve ser feita uma vez ao dia normalmente durante a noite, depois de fazer a higienização da área e antes de se deitar.

Para que o tratamento seja ainda mais eficaz é recomendado que a pessoa evite fazer a depilação na área da virilha usando lâminas que poderão causar irritação no local, evite usar calças jeans muito justas para que o calor não leve a propagação das verrugas e evitar também entrar em piscinas e saunas, já que em contato com objetos molhados como as cadeiras de praia, a umidade e o calor ajudarão a aumentar o tamanho das verrugas.

E remédios?

Além do tratamento com pomadas, a crioterapia, cirurgia a laser, processos que envolvam a queimaduras e cortes, poderá ser utilizado também remédios como o Duofilm que é feito à base de ácido salicílico que promove a descamação da pele e tem efeito queratolítico, ou seja, que afina a pele reduzindo a sua espessura.

Normalmente quando utilizado esta forma de tratamento, os primeiros resultados são observados entre a segunda e a quarta semana de tratamento, mas em alguns casos mais específicos o resultado poderá ser em até 12 semanas conforme a gravidade da verruga na virilha.

hpv

A verruga na virilha é sempre HPV?

Nem sempre a verruga na virilha é HPV, depende da localização da verruga e também da sua característica.

Verrugas nas genitais mais próximas a vagina, ao pênis e ao ânus, sempre é causada pelo HPV e apresentam algumas características como ser planas, com superfície lisa ou não e em geral de coloração branca ou rosa.

Do contrário disso, outros tipos de verrugas na virilha desde que já tenha adquirido bem antes de iniciar a vida sexual, poderão se enquadrar em verrugas comuns, e não causarão muitos problemas.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

osteoporose
saúde
Osteoporose: Conheça essa doença e saiba como se prevenir!

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e propensos a sofrer fraturas de diversos tipos. Normalmente trata-se de uma doença silenciosa fazendo com que o diagnóstico seja feito somente após a ocorrência das fraturas, o que complica …

verruga por virus do papiloma humano
saúde
Vírus do papiloma humano: Saiba mais sobre essa infecção e veja como você pode se prevenir!

Entre as diversas DSTs existentes, o também chamado de HPV é conhecido por ser um dos mais comuns no Brasil e por poder causar o câncer de colo do útero nas mulheres que o possuem. Por ser muito fácil de contrair, o vírus do papiloma humano requer atenção especial e …

colica menstrual
saúde
Cólica menstrual: Entenda um pouco mais sobre esse problema e saiba aliviar os sintomas!

A cólica menstrual é um problema que afeta grande parte das mulheres, sendo que ela é muito comum na fase da adolescência, mas pode afetar a mulher em qualquer idade antes da menopausa. A cólica consiste em uma forte dor pélvica que pode aparecer antes ou durante a menstruação e …