Varizes: O que são, por que surgem e como tratar? Saiba aqui!

varizes
saúde

As varizes, ao contrário do senso comum que temos na sociedade, são todas as veias muito tortuosas, dilatadas ou insuficientes. Elas surgem por causa do constante esforço nelas, como por exemplo ficar muito tempo parado em pé ou sentado. Isso aumenta a pressão nas veias e é por esse motivo que onde elas mais surgem é nas pernas.

Você quer entender um pouco mais sobre as varizes? Então não perca a leitura desse artigo e saiba como tratar suas varizes.

Nas pernas

As varizes nas pernas são o pavor de muitas mulheres, até porque elas são um risco não só para a saúde como afetam a parte estética e consequentemente a autoestima. Os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver varizes são:

  • Sobrepeso
  • Fator genético
  • Uso constante de salto alto
  • Levantamento de peso em excesso (sem preparo físico)
  • Tabagismo

Isso tudo causa as varizes nas pernas que podem ser evitadas com o uso de cremes específicos, como por exemplo o VEINFIX. Esse tipo de pomada também serve para aliviar o peso e a dor nas pernas, agindo muito bem para diminuir os sintomas. A meia de compressão também pode aliviar os sintomas, mas não evita o surgimento de novas veias dilatadas.

Varizes pélvicas

Diferentemente das citadas acima, essas varizes surgem em outro local do corpo que muitas vezes passa despercebido: a pélvis. Esse problema atinge cerca de 10 a 15% das mulheres e causa extremo desconforto e mais transtornos do que as varizes comuns.

No caso dessas varizes, as mulheres mais propensas ao surgimento delas são as que tiveram uma ou mais gestações. Isso porque durante a gravidez, as veias da região precisam se “esticar” para ter uma conexão com o feto. Após o parto, elas devem voltar ao tamanho normal, porém, quando isso não acontece, elas ficam muito dilatadas e viram as varizes pélvicas.

Os sintomas mais comuns são:

  • Dores no abdômen inferior e com mais intensidade por volta de 15 dias antes da menstruação
  • Inchaço na região
  • Incontinência urinária
  • Dor durante as relações sexuais
  • Sensação de “peso” na região abdominal
  • Distúrbios hormonais

Para tratar esse tipo de variz é necessário fazer uma cirurgia, como se fosse um “nó” nas veias afetadas. Assim o sangue irá circular apenas nas veias saudáveis. A cirurgia é complexa e precisa de anestesia geral, portanto, faça o diagnóstico correto para não realizar um procedimento desnecessário.

Outra forma também é colocando pequenas molas dentro das veias dilatadas. Assim o sangue é bloqueado para as veias e os sintomas são suavizados. Esse procedimento dura cerca de 1 a 3 horas e não precisa de internamento.

Varizes internas

Por fim, ainda existem varizes internas que são chamadas também de secundárias. Elas surgem em veias que estão mais distantes da superfície da pele e são mais complexas de se tratar.

Normalmente esse tipo de variz é causado por doenças adquiridas ao longo da vida. Elas devem ser tratadas com a mudança de alguns hábitos, como por exemplo parar de fumar e adotar a prática de exercícios. Deitar-se mais com as pernas levantadas acima do coração também ajuda a reduzir a dor. Isso deve ser feito por 30 minutos pelo menos 3x ao dia.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

medicina natural
saúde
Medicina natural: quais os benefícios? O que usar? Contamos aqui!

Em tempos de buscar por maneiras mais fáceis de aliviar dores e se sentir mais saudável as pessoas sempre optam por opções mais rápidas e industrializadas que podem não acabar ajudando a longo prazo. O que muitos não sabem é que a própria natureza nos fornece muito do que precisamos …

caxumba
saúde
Caxumba: Saiba o que é essa doença, seus sintomas e como tratar!

A caxumba é uma doença que pode afetar milhares de pessoas, sendo que ela é uma doença infecciosa que pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Geralmente a doença afeta crianças e adolescentes, mas ela também poderá afetar adultos e se não for tratada a tempo poderá causar sérios problemas, …

vomito frequente
saúde
Estou com vômitos frequentes: o que pode ser? Veja todas as possibilidades aqui!

Se você está com vômitos frequentes e não sabe o que está sendo a causa disso, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que pode estar causando esse mal estar, pois nem sempre ele é característico de uma doença. Continue conosco e confira! O …