Substitutos de refeição: Saiba quais são as opções saudáveis!

substitutos de refeição
Alimentação

Atualmente, a correria da rotina diária, muitas vezes, nos impede de ter uma refeição tranquila, saudável e regrada, e então, temos que optar por um lanche rápido na rua, comprometendo a dieta e prejudicando a saúde. Os substitutos de refeição, que são suplementos completos e nutritivos, vem justamente para que possamos ter mais praticidade no dia a dia, e ainda mais saúde.

Geralmente, na sua composição, existem vitaminas e minerais necessários ao organismo em uma refeição, além de carboidratos, gorduras e muita proteína, garantindo um alimento extremamente nutritivo e, normalmente, com menor teor calórico do que uma refeição normal, o que colabora muito com o emagrecimento.

Substitutos de refeição Realmente funcionam?

Vários estudos nos mostram que os substitutos de refeição são um ótimo método para controlar o peso e emagrecer, aumentar a massa muscular ou até mesmo para melhorar o desempenho de atletas.

Eles têm esse efeito porque além de possuir fibras em sua composição, que auxiliam na saciedade, tem todos os nutrientes que nosso corpo precisa, fornecendo muita energia com menos calorias.

Outros benefícios dos substitutos de refeição são: Auxiliar na reparação e no crescimento muscular, e também fornecer níveis de energia mais altos.

Para quem deseja aumentar a massa muscular, outra vantagem é prevenir o catabolismo do músculo, que pode acontecer no decorrer de um treino muito pesado, por meio das proteínas existentes nos substitutos, que também disparam os níveis de força.

Quais os melhores substitutos de refeição?

Depende muito do seu objetivo, das necessidades do seu corpo, das suas atividades diárias, enfim, do seu estilo de vida. Normalmente, o que varia nos substitutos de refeição são o tipo, o sabor e a concentração dos elementos neles existentes, o que é muito importante na hora de escolher o seu tipo de substituto.

Se seu objetivo é emagrecer, opte pelos produtos que contem menores taxas de gorduras e menos calorias. Se você deseja ganhar massa muscular, escolha substitutos com altos índices de carboidratos, vitaminas e proteínas, o que, consequentemente, acarreta em um valor calórico mais elevado.

substitutos de refeiçãoTipos de substitutos de refeição

1 MRPs (Meal Replacement in Powder) Substitutos de refeição em pó: São, provavelmente, os tipos mais conhecidos e a praticidade é sua marca registrada. Você só precisa adicionar água na sua quantidade correta do alimento e sua refeição já está pronta. Rápido, fácil e muito útil na correria, pois, você pode fazer sua refeição e continuar trabalhando, por exemplo.

  1. RTE (Ready to Eat) Pronto Para Comer: Este é um tipo de substituto de refeição em grande expansão, principalmente para quem não gosta muito de shakes. Possuem sabor agradável e uma variedade de opções, como: refeições prontas em pasta, sopas, mingaus, opções saudáveis congeladas, além de lanches, sorvetes e granolas proteicas.
  2. Barras de proteína: Em constante desenvolvimento para melhorar a sua qualidade nutricional, as barras de proteína são uma opção prática para uma refeição rápida, quando não possui muito tempo livre. Existe no mercado, barras muito saborosas e com grande quantidade de macronutrientes de alto valor biológico, no entanto, é preciso estar atento aos ingredientes e evitar barras que possuam alto teor de açúcares.
Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *