Puerpério: O que é? Como lidar? Quais são os tipos?

Puerpério
bebê

Quando a mulher fica grávida o seu corpo sofre várias transformações, sendo que ele não irá voltar ao normal assim que o bebê for retirado do útero. Porque após o nascimento da criança, o corpo da mulher começa a passar por várias transformações até voltar ao seu estado normal, e apenas em algumas semanas é que essas mudanças terminam. Esse período é conhecido como Puerpério.

Você ainda não sabe o que é o Puerpério e nem os tipos? Então esse artigo é para você, continue lendo e confira a seguir tudo sobre esse período.

O que é?

O Puerpério é o período pós-parto em que a mulher se recompõe da gestação. Nesse período, haverá tanto mudanças hormonais quanto as mudanças corporais, e apenas após o Puerpério que o corpo irá retornar ao estado anterior da gravidez.

O Puerpério começa assim que a placenta é removida, e ele pode durar até de 6 a 8 semanas, sendo que esse período pode variar consideravelmente de mulher para mulher.

Tipos de Puerpério?

O Puerpério é divido em três tipos, sendo que cada um irá causar algumas transformações especificas no corpo da mulher. Veja a seguir quais são eles:

Puerpério Imediato

Como o próprio nome já indica, acontece assim que a placenta é removida, sendo que costuma durar aproximadamente 10 dias. Nesse período a mulher irá começar a se adaptar com a amamentação e com o lóquio (sangramento no pós-parto) é mais intenso.

Esse período é o que a mulher se encontrará mais cansada, e por isso ter o apoio dos amigos e familiares nesse momento do Puerpério é ainda mais importante.

Puerpério Tardio

Após terminar o Puerpério Imediato, a mulher irá começar  o Puerpério Tardio, que ocorrerá a partir do décimo primeiro dia após o parto e dura até o vigésimo quinto dia.

Nessa fase o corpo da mulher irá começar a sofrer algumas mudanças, sendo que o lóquio ocorrerá com menos intensidade e o útero começará a voltar ao seu tamanho normal. É nesse momento que começará a acontecer também a recuperação dos órgãos genitais.

Puerpério Remoto

Essa é a última fase do Puerpério, que começa a acontecer a partir do vigésimo quinto dia após o parto. Nessa fase, a mulher começa a voltar ao seu período fértil e a menstruar sem a existência do lóquio.

Dicas

Se você está passando pelo período, as dicas abaixo podem te ajudar a amenizar alguns sintomas:

  • Tenha muito contato com a família e com os amigos
  • Quando a mulher começa o puerpério ela se sente muito sozinha e cansada por ter que cuidar do bebê, e é por isso que nessa fase ela precisa de muito contato com a família e amigos.
  • Tente controlar seus sentimentos
  • A mulher estará passando por várias transformações e seus hormônios estarão a flor da pele, mas o ideal é tentar relaxar e controlar alguns dos seus sentimentos para que seja mais fácil passar por essa fase.
  • Cuide de você!

Muitas mulheres querem apenas cuidar do bebê durante o puerpério, mas o ideal é que ela também tire um tempo para cuidar de si mesma e ter sua vaidade.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

bebê
Decoração para o quarto de bebê: Veja dicas para te ajudar!

A chegada de um bebê é sempre um momento de muita alegria e ansiedade. E a fim de ficar mais perto da criança antes mesmo do seu nascimento é que os papais e mamães começam a preparar o quarto do bebê com muita antecedência, a fim de que não falte …

bebê
Roupas de bebê: Saiba como lavar do jeito certo!

A pele do bebê é extremamente sensível, sendo necessário tomar alguns cuidados obrigatórios para não ter nenhum problema no futuro, e uma das principais preocupações dos pais é com relação à lavagem de roupas de bebê, em especial sobre qual sabão usar, e para isso é necessário levar em consideração …