Osteoporose: Conheça essa doença e saiba como se prevenir!

osteoporose
saúde

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e propensos a sofrer fraturas de diversos tipos.

Normalmente trata-se de uma doença silenciosa fazendo com que o diagnóstico seja feito somente após a ocorrência das fraturas, o que complica um pouco mais o quadro. A osteoporose é muito comum em idosos, já que o corpo não consegue reter a quantidade correta de cálcio, mas ela também pode aparecer em pessoas mais jovens.

Deseja saber mais sobre essa doença? Continue conosco e saiba mais sobre como ela age, a quem ela afeta e métodos para evitar a deficiência do cálcio no corpo.

Quais são as causas da osteoporose?

Diversas causas estão relacionadas à osteoporose, tendo como causa principal o envelhecimento, principalmente de mulheres após 50 anos que é quando normalmente ocorre a menopausa.

Porém, outros fatores poderão favorecer o desenvolvimento da osteoporose são eles:

  • Doenças autoimunes
  • Sedentarismo
  • Alcoolismo
  • Tabagismo
  • Alimentação
  • Deficiência de cálcio
  • Deficiência de vitamina D

Estas condições citadas acima, principalmente à deficiência de cálcio e vitamina D, contribuem negativamente ao organismo de forma que haja um desequilíbrio na formação e nutrição óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais frágeis e consequentemente mais propensos a sofrerem fraturas.

Além disso, algumas doenças e o uso de alguns medicamentos são responsáveis por quase 20% dos casos totais observados no Brasil, e diferentemente do modo geral, esses casos são mais comuns em pessoas mais jovens, sem apresentar qualquer outro fator de risco.

Algumas dessas outras causas são:

  • Doenças renais
  • Doenças inflamatórias intestinais
  • Doença celíaca
  • Doenças reumáticas
  • Hipertireoidismo
  • Acromegalia
  • Mieloma múltiplo
  • Homocistinúria
  • Pós-gastrectomia
  • Hemocromatose
  • Síndrome de cushing
  • Uso de medicamentos à base de glicocorticoides, hormônios tireoidianos, antiepilépticos, metotrexato e ciclosporina.

sintomas osteoporose

Quais são os sintomas?

Assim como explicamos no início do artigo, a osteoporose é uma doença muito difícil de observar os sintomas, tendo como principal sintoma a fratura dos ossos após leves impactos, e também fraturas em sequência.

Além disso, na osteoporose a diminuição da estatura e a presença de ombros caídos ou quadro de pessoas corcunda poderá servir de indicativo para a doença.

A partir da avaliação desses sintomas o médico especialista irá fazer a realização de exames de imagem que poderão indicar a perda da massa óssea, onde normalmente idosos que são mais propensos a desenvolver a doença realizam o exame anualmente mesmo quando não apresentam os seus sintomas.

Qual é o melhor tratamento para osteoporose?

A osteoporose é uma doença que não tem cura, porém o tratamento é voltado para o fortalecimento dos ossos de modo que o paciente possa ter melhor qualidade de vida.

A depender de cada caso o médico indica o uso de medicamentos orais e também a prática regular de atividades físicas como a caminhada e a hidroginástica no caso de pessoas mais idosas.

Além disso, a alimentação é de suma importância na hora do tratamento, pois somente através da junção dos remédios, da prática de atividades físicas e da alimentação, será possível alcançar um nível de tratamento ideal para o paciente.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a osteoporose? Deixe um comentário que assim que for possível responderemos você!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tratamento de micose
saúde
Tratamento para micose: Veja alguns métodos que vão te ajudar a se livrar desse problema!

A micose é uma doença que pode atingir pessoas de várias idades e que pode trazer muito desconforto, por isso a fim de te ajudar a acabar com essa doença a seguir eu irei falar um pouco sobre tratamento para micose a fim de acabar com todas as suas dúvidas. …

cha de canela disposto em mesa para representar como adiantar a menstruacao com cha de canela
saúde
Como adiantar a menstruação: Faça seu fluxo descer mais rápido com essas dicas!

A menstruação é um processo normal que ocorre no organismo da mulher todo mês, sendo que ela costuma vir em intervalos que vão de 28 a 31 dias. No entanto, nem sempre desejamos ficar menstruadas na data que a menstruação vem, e por isso é comum a busca por como …

imagem de morangos mirtilos e framboesa representando alimentos com compostos fenolicos
saúde
Compostos fenólicos: Descubra o que são e quais os benefícios deles para a sua saúde!

Quando se trata de saúde, qualquer novidade é científica é importante, não é mesmo? Por isso, os compostos fenólicos viraram assunto há alguns meses por causa de seus inúmeros benefícios e ainda a facilidade de encontrá-los em alimentos da nossa rotina. Por isso, no artigo de hoje vamos discutir um …