O que é a renda fixa? Aprenda tudo sobre esse investimento aqui!

Poupar o seu dinheiro e fazer um investimento com ele é um ótimo passo a ser tomado, porém muitas pessoas pensam que só existe a poupança para esse tipo de procedimento, o que acaba a restringindo de conhecer um mercado amplo e lucrativo de investimento que existe ao seu redor. Um exemplo de excelente escolha para fazer um investimento é a renda fixa.

Ainda não sabe o que é renda fixa? Então continue lendo esse artigo e veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse maravilhoso e lucrativo investimento.

O que é?

A renda fixa é uma modalidade de investimento no qual a pessoa que deseja investir o seu dinheiro já saberá qual valor ele irá ganhar com aquela aplicação desde o momento que ele fecha o acordo com o banco.

Ou seja, a renda fixa como o próprio nome já diz, deixa fixo o valor que o investidor vai ganhar no investimento, sendo que esse valor pode ser um valor nominal, pré-fixado ou através de um índice, pós-fixado.

Entenda melhor abaixo como funciona essas aplicações:

Renda fixa pré-fixada: Nesse tipo de investimento, no momento em que o investidor vai fazer o investimento do seu dinheiro ela já saberá qual a taxa de retorno que ele terá com aquela aplicação e com isso poderá saber quanto irá receber no final daquele prazo estipulado.

Renda fixa pós-fixada: Já nesse tipo de aplicação, o investidor não saberá no momento em que ele fizer a aplicação quanto ele irá ganhar ao fim do prazo, pois o cálculo do seu retorno é feito através da oscilação das taxas que foram utilizadas para determinar o índice.

O valor é realmente fixo?

Embora a renda fixa seja um rendimento com pouca oscilação, pode haver sim uma variação entre o valor esperado para o valor real do seu retorno. Isso acontece por que para fazer o cálculo da taxa de retorno é utilizada a taxa Selic que pode variar de mês a mês.

E com isso, em alguns pequenos casos é possível notar investimentos com taxas de retorno negativas.

Quais são as modalidades de investimento por renda fixa?

Existem diversas modalidades de investimentos que são realizados por meio da renda fixa, dentre os quais podemos destacar:

  • Títulos públicos;
  • Caderneta de poupança;
  • Certificado de depósito bancário;
  • Debêntures.

Dica

Uma dica importante para quem deseja começar a investir o seu dinheiro em renda fixa é começar pelos fundos de investimentos, pois eles são mais simples de serem compreendidos e também possuem menores chances de rentabilidade negativa.

Contudo é recomendável que você diversifique o seu investimento a fim de evitar prejuízos, assim se um rendimento for negativo e o outro for positivo, ambos saem compensados.

Lembre-se sempre que os investimentos podem trazer prejuízos, porém também trazem excelentes lucros e se você não arriscar nunca poderá se beneficiar desses lucros. Analise bem as propostas e invista seu dinheiro!

Ficou alguma dúvida sobre o que é renda fixa? Deixe-a nos comentários que nós responderemos assim que for possível.

 

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *