Saiba tudo sobre o nimesulida: o que é, para que serve, efeitos colaterais e contraindicações…

nimesulida
saúde

O que é o Nimesulida?

Esse medicamento famoso é um anti-inflamatório muito indicado pelos médicos para tratar inflamações, principalmente no ouvido e garganta.

Ele pode ser encontrado em caixas de 12 comprimidos com 100 mg cada. Alguns dos outros excipientes são lactose monoidratada, amidoglicolato de sódio, hiprolose, docusato de sódio, estearato de magnésio e óleo vegetal hidrogenado.

Saiba mais sobre esse remédio clicando aqui.

Para que serve?

A nimesulida é um não esteroide que apresenta um radical sulfonanilida em vez de um carboxílico. Ele possui ação analgésica, anti-inflamatória e antipirética.

O fármaco pode ser usado para tratar dor de garganta, cabeça, cólica ou inflamações no ouvido. Sua fórmula é muito potente, portanto, o uso deve ser feito com o acompanhamento médico e em caso de dores mais simples o indicado é usar outros analgésicos como o Ibuprofeno.

Onde comprar nimesulida?

Esse remédio é um produto fácil de encontrar em qualquer farmácia do Brasil, porém, é necessária uma prescrição média para obtê-lo.

Você pode encontrar nimesulida em versões de xarope, comprimidos, gel ou supositório. Todas têm a mesma forma de uso.

Como tomar?

O uso desse remédio apenas deve ser feito com aconselhamento médico. Para cada caso a posologia é diferente, mas algumas indicações mais comuns são:

Para adultos, o ideal é tomar 1 comprimido de 100 mg duas vezes por dia.

Crianças acima de 12 anos devem tomar de 1 a 2 vezes por dia. Pacientes com insuficiência renal devem pedir aconselhamento médico.

O uso do medicamento deve ser feito apenas durante a inflamação pois ele pode prejudicar os rins e um uso excessivo causa até a morte. Também não se deve terminar o tratamento antes do período indicado pelo médico. Isso só favorece a reprodução das bactérias restantes que são mais resistentes.

É ideal que se tome de 12 em 12 horas, mas alguns casos exigem menos tempo de intervalo entre os comprimidos.

Corta o efeito do anticoncepcional?

Não. É muito comum antes de tomarmos um remédio, surgir a dúvida se ele corta o efeito do anticoncepcional. Nimesulida não interage com nenhuma molécula de nenhuma pílula, como nenhuma delas afeta também seu efeito no corpo.

Caso haja um uso incorreto da pílula, sendo tomada em horários diferentes ou sendo esquecida, tomar o remédio pode oferecer mais chances da falha do ac.

Nimesulida ataca os rins?

A nimesulida é extremamente agressiva ao sistema renal do corpo. Ela pode causar insuficiência renal em alguns dias ou em apenas algumas horas se usada incorretamente. Por isso, nunca tome além do que o médico receitou, nem interrompa o tratamento sem necessidade.

Efeitos colaterais

A maioria dos efeitos listados abaixo são bastante incomuns, mas qualquer paciente pode notar alguns deles, pois o remédio age de forma diferente em cada corpo. Alguns deles são:

  • Coceira na pele ou reações alérgicas repentinas
  • Diminuição da temperatura corporal
  • Fraqueza e fadiga
  • Sonolência
  • Diarreia
  • Urina escura (nesse caso procurar o médico imediatamente)
  • Perda de apetite
  • Dor de estômago
  • Dores de cabeça
  • Náusea
  • Tremores

Contraindicações do Nimesulida

Pessoas com insuficiência renal devem expressamente entrar em contato com o médico e informá-lo sobre isso para tomar uma dose menor do medicamento. Também não é indicado o nimesulida para:

  • Crianças menores de 12 anos de idade
  • Pacientes que também sofrem de hipertensão ou diabetes
  • Indivíduos com úlcera
  • Mulheres grávidas ou lactantes
  • Pessoas com insuficiência cardíaca
Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

osteoporose
saúde
Osteoporose: Conheça essa doença e saiba como se prevenir!

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e propensos a sofrer fraturas de diversos tipos. Normalmente trata-se de uma doença silenciosa fazendo com que o diagnóstico seja feito somente após a ocorrência das fraturas, o que complica …

verruga por virus do papiloma humano
saúde
Vírus do papiloma humano: Saiba mais sobre essa infecção e veja como você pode se prevenir!

Entre as diversas DSTs existentes, o também chamado de HPV é conhecido por ser um dos mais comuns no Brasil e por poder causar o câncer de colo do útero nas mulheres que o possuem. Por ser muito fácil de contrair, o vírus do papiloma humano requer atenção especial e …

verruga na virilha
saúde
Verruga na virilha: Conheça alguns tratamentos para acabar com esse incômodo!

As verrugas na virilha na maioria das vezes não trazem grandes preocupações, pois elas só preocupam mesmo quanto ao risco de contaminação pelo HPV que é um vírus um pouco agressivo capaz de causar danos ao organismo humano.  Além disso, outra preocupação fica por conta da contaminação, já que uma …