Hormônio do sono: Como funciona? Como é produzido? Saiba tudo sobre ele!

mulher bocejando
saúde

Ter uma boa noite de sono é fundamental para que possamos acordar bem dispostos e com energia para mais um dia, e é o hormônio do sono que contribui para que nós possamos ter uma noite tranquila e repor as energias, e por isso conhecer mais sobre esse hormônio e saber como ele funciona é fundamental.

Se você tem dúvidas sobre o hormônio do sono, este artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo sobre ele, continue conosco e confira!

Como funciona

O hormônio do sono, também conhecido como melatonina, é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo e que é responsável por regular nosso relógio biológico, fazendo com que nós tenhamos mais sono durante a noite e mais disposição durante o dia. Quando ele está deficiente pode causa problemas como a insônia, cansaço durante o dia, e até mesmo problemas de sobrepeso.

Esse hormônio é secretado pela glândula pineal naturalmente.

Existem alguns momentos em que a melatonina possui picos naturais, que é geralmente no meio da noite, levando em consideração uma pessoa que costuma ter uma noite de sono com horários biológicos normais.

Mas em alguns momentos também pode ocorrer uma redução do nível de melanina, que pode ser quando a pessoa trabalha no período noturno, ou a medida que ela vai envelhecendo.

Em alguns casos pode ser necessário fazer consumo do hormônio do sono sintético para conseguir ter um sono mais profundo.

Hormônio do sono sintético

As pessoas que sofrem com insônia é devido a deficiência na produção do hormônio do sono, nesses casos é indicado que a pessoa consuma a melatonina sintética, pois ela será  absorvida pelo organismo da mesma forma que a que é produzida naturalmente no corpo e irá ajudar a acabar com os distúrbios do sono.

Quem trabalha durante a noite também pode consumir o hormônio sintético para conseguir dormir durante o dia.

É importante dizer que o consumo deste hormônio não precisa ser feito de forma contínua. Em alguns casos, fazer uso do hormônio do sono sintético apenas alguns dias já faz com que o organismo da pessoa se acostume com a mudança de habito.

mulher dormindo tranquila

Onde comprar?

Você poderá encontrar o hormônio do sono em lojas online ou em farmácias de manipulação, sendo que o preço do produto irá variar conforme a quantidade de cápsulas e a dosagem do suplemento.

Como aumentar a produção

Se você deseja aumentar a produção do hormônio do sono naturalmente, saiba que existem alguns excelentes alimentos que podem te ajudar, pois eles estimulam a produção do hormônio, fazendo com que você tenha uma noite de sono muito mais prazerosa.

Alguns alimentos que contribuem para aumentar a produção do hormônio do sono são:

  • Abacaxi
  • Uva
  • Tomate
  • Abacate
  • Própolis
  • Cereja
  • Cevada
  • Banana
  • Laranja
  • Arroz
  • Aveia

O ideal é consumir as frutas sempre frescas para conseguir os resultados desejados.

Além de manter uma alimentação balanceada incluindo os alimentos acima, uma ótima forma de conseguir aumentar a produção do hormônio do sono é fazendo atividades físicas com frequência.

Adote essas mudanças de hábitos e você terá uma noite de sono muito melhor.

Ainda ficou alguma dúvida sobre esse artigo? Deixe um comentário que responderemos você a seguir!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

receita de lanche rápido
saúde
10 receitas para pré e pós treino: Aprenda a fazer as melhores e mais fáceis

Existem algumas receitas que são excelentes para quem deseja ter ganhos musculares mais expressivos, por isso a seguir eu separei 10 receitas para pré e pós treino. Continue conosco e descubra como preparar essas deliciosas receitas a seguir. As 10 melhores receitas para pré e pós treino são Shake termogênico …

tratamento de micose
saúde
Tratamento para micose: Veja alguns métodos que vão te ajudar a se livrar desse problema!

A micose é uma doença que pode atingir pessoas de várias idades e que pode trazer muito desconforto, por isso a fim de te ajudar a acabar com essa doença a seguir eu irei falar um pouco sobre tratamento para micose a fim de acabar com todas as suas dúvidas. …

cha de canela disposto em mesa para representar como adiantar a menstruacao com cha de canela
saúde
Como adiantar a menstruação: Faça seu fluxo descer mais rápido com essas dicas!

A menstruação é um processo normal que ocorre no organismo da mulher todo mês, sendo que ela costuma vir em intervalos que vão de 28 a 31 dias. No entanto, nem sempre desejamos ficar menstruadas na data que a menstruação vem, e por isso é comum a busca por como …