Facas: Saiba como é melhor maneira de afiar-las sem se machucar!

amolador de facas
Casa

Muitas pessoas costumam afirmar que uma boa faca é o segredo de muitos chefs internacionais, sendo muito importante que elas estejam bem afiadas para cumprir o seu papel dentro da cozinha, que é cortar os ingredientes da maneira correta, porém, mesmo parecendo uma questão simples, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como afiar facas, uma vez que existem alguns segredos e dicas que podem ser aplicadas nesse contexto para fazer com que todos consigam ter uma coleção de facas muito mais afiadas e ao mesmo tempo eficientes, e tudo isso sem prejudicar a lâmina para isso, o que acaba acontecendo quando esse objeto é afiado de uma maneira errada.

Passo a passo para afiar facas

Como mencionado anteriormente, afiar facas em casa pode ser bem mais fácil do que você imagina, o importante é escolher a maneira que você sentir mais facilidade:

  1. Uso de uma pedra: Essa talvez seja a forma mais tradicional de afiar facas, porém, muitos costumam utilizá-la da maneira errada, para fazer um bom uso desse processo é necessário molhar a pedra por uns cinco minutos, ou até mesmo deixá-la em um recipiente com água. Escolha o lado mais fino da pedra e comece a deslizar a lâmina, faça movimentos suaves, não precisa aplicar muita força.
  2. Esmeril: Outra maneira muito utilizada para afiar facas é com o esmeril, o primeiro passo é aplicar um óleo lubrificante na máquina, essa é uma forma de proteger a lâmina da faca durante esse processo, ligar o esmeril e segurar a faca em um ângulo de 45º, mover a faca desde a base até a ponta, porém, com muito cuidado e atenção para evitar qualquer tipo de problema. Esse processo deve ser repetido por três ou quatro vezes. É importante virar a faca e repetir o processo do outro lado, dessa maneira você tem uma faca realmente afiada.
  3. Chaira: Esse é um procedimento ainda pouco comum, mas realmente eficaz, basta segurar a chaira de ponta cabeça, deslizar a faca com movimentos de fora para dentro, repetir esse processo pelo número de vezes necessária e ambos os lados.
  4. Afiador:  Existem peças feitas especialmente para afiar facas, no entanto é primordial comprar uma que seja realmente de qualidade. Esse é um dos processos mais simples, basta encaixar a faca no afiador (no local indicado) e deslizar o objeto para frente e para trás até que a faca esteja bem afiada.

como amolar facas corretamenteComo conservar o corte após afiar facas

Existem algumas regras que fazem com que a sua faca continue afiada por mais tempo, a principal delas é utilizá-las apenas para o que foi proposto, ou seja, muitas vezes as pessoas acabam cortando objetos para o qual a faca não foi projetada, e isso acaba causando um desgaste.

Há aqueles que preferem afiar sempre antes e depois do uso, essa também é uma maneira de garantir facas sempre afiadas, uma vez que o processo de afiar facas é feito com mais frequência. Use a sua faca apenas para preparo de alimentos, e não para cortar papel, latas, etc.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vale a pena comprar apartamento
Casa
Vale a pena comprar apartamento?

Ter a casa própria é o sonho de muitas pessoas. Porém nem todas conseguem realizar isso rapidamente. E quando vão decidir morar sozinhas ou ter seu próprio lar. Muitas coisas devem ser levadas em consideração, como comprar ou alugar um apartamento. Reformar e até mesmo localização, segurança e outras coisas. …

Casa
como guardar as roupas para não estragarem: Vejas nossas dicas!

As roupas quando bem conservadas podem ser usadas por anos sem estragarem, sendo que é possível você usar as roupas do seu primeiro filho para o segundo, ou guardar as roupas de um inverno ao outro e elas continuem parecendo novas. Se você deseja saber como guardar as roupas para …