Estradiol: saiba o que acontece quando se tem deficiência desse hormônio

saúde

A mulher é uma verdadeira caixa de hormônios, sendo necessário que ela consiga controlar muito bem todos os níveis que envolve essa questão, isso evita uma série de problemas relacionados ao seu dia a dia, que vai desde uma possível gravidez, e pode influenciar inclusive na menopausa, e um dos hormônios mais importantes para o organismo feminino é o estradiol, substância produzida tanto por mulheres, quanto por homens, que está intimamente ligado ao aparelho reprodutor e às questões de fertilidade.

O Estradiol é considerado o principal hormônio sexual feminino, por ser o mais ativo, sendo que ele ajuda na regulamentação da menstruação, do ciclo e também dos fatores ligados à gravidez. Há algum tempo atrás os cientistas acreditavam que esse hormônio era produzido apenas no organismo das mulheres, mas com o avanço de estudos nesse campo, ficou comprovado que os homens também possuem esse componente, como mencionado acima.

E devido à essa confiança de que somente as mulheres produziam o estradiol, ele passou a ser conhecido como o “Hormônio Feminino”, ele desempenha um papel fundamental no útero, vagina, trompas, mamas e também na parte externa dos órgãos sexuais, produzindo um muco que lubrifica a vagina, ajudando, inclusive, a fazer com que os espermatozoides não morram antes de ser fecundado, se for o caso.

Significado de estar com o estradiol baixo

Assim como ocorre com outros hormônios do corpo, o estradiol também pode passar por períodos em que os seus níveis não são considerados os ideais, sendo necessário que a pessoa conheça o significado de estar com o estradiol baixo para tomar as precauções necessárias para aliviar os seus sintomas.

O principal significado de estar com o estradiol baixo são as mudanças que esse fator acaba passando para o corpo, por exemplo, por estar diretamente ligado ao controle do ciclo menstrual, as mulheres que estão passando por um período em que o hormônio está baixo podem perceber uma irregularidade na data de menstruação. O estradiol baixo também é refletido na atividade sexual, podendo causar uma perda de interesse em fazer sexo com o parceiro, secura na vagina, irritação na área vaginal e até mesmo dores no momento do sexo, é muito importante ficar atento a todos esses sintomas para que se possa buscar a ajuda de um profissional, que poderá indicar o melhor tratamento para cada caso, uma vez que cada pessoa pode responder de maneira diferente cada medicamento.

verdade sobre o baixo estradiolO uso do estradiol engorda ou não

Uma dúvida muito frequente entre as mulheres que precisam realizar algum tratamento com esse hormônio é se o uso do estradiol engorda ou não, a resposta para essa pergunta pode variar de pessoa para a pessoa, a razão para que isso aconteça é o fato de que cada uma acaba reagindo de uma maneira diferente.

Em alguns casos foi registrado sim o aumento do peso das mulheres que fizeram o uso do estradiol através de medicamentos, sendo necessário sempre tirar todas as dúvidas com o médico, inclusive sobre se o uso do estradiol engorda, uma vez que esse profissional poderá indicar medidas complementares que evitam esse problema.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tratamento de micose
saúde
Tratamento para micose: Veja alguns métodos que vão te ajudar a se livrar desse problema!

A micose é uma doença que pode atingir pessoas de várias idades e que pode trazer muito desconforto, por isso a fim de te ajudar a acabar com essa doença a seguir eu irei falar um pouco sobre tratamento para micose a fim de acabar com todas as suas dúvidas. …

cha de canela disposto em mesa para representar como adiantar a menstruacao com cha de canela
saúde
Como adiantar a menstruação: Faça seu fluxo descer mais rápido com essas dicas!

A menstruação é um processo normal que ocorre no organismo da mulher todo mês, sendo que ela costuma vir em intervalos que vão de 28 a 31 dias. No entanto, nem sempre desejamos ficar menstruadas na data que a menstruação vem, e por isso é comum a busca por como …

imagem de morangos mirtilos e framboesa representando alimentos com compostos fenolicos
saúde
Compostos fenólicos: Descubra o que são e quais os benefícios deles para a sua saúde!

Quando se trata de saúde, qualquer novidade é científica é importante, não é mesmo? Por isso, os compostos fenólicos viraram assunto há alguns meses por causa de seus inúmeros benefícios e ainda a facilidade de encontrá-los em alimentos da nossa rotina. Por isso, no artigo de hoje vamos discutir um …