Estradiol: saiba o que acontece quando se tem deficiência desse hormônio

saúde

A mulher é uma verdadeira caixa de hormônios, sendo necessário que ela consiga controlar muito bem todos os níveis que envolve essa questão, isso evita uma série de problemas relacionados ao seu dia a dia, que vai desde uma possível gravidez, e pode influenciar inclusive na menopausa, e um dos hormônios mais importantes para o organismo feminino é o estradiol, substância produzida tanto por mulheres, quanto por homens, que está intimamente ligado ao aparelho reprodutor e às questões de fertilidade.

O Estradiol é considerado o principal hormônio sexual feminino, por ser o mais ativo, sendo que ele ajuda na regulamentação da menstruação, do ciclo e também dos fatores ligados à gravidez. Há algum tempo atrás os cientistas acreditavam que esse hormônio era produzido apenas no organismo das mulheres, mas com o avanço de estudos nesse campo, ficou comprovado que os homens também possuem esse componente, como mencionado acima.

E devido à essa confiança de que somente as mulheres produziam o estradiol, ele passou a ser conhecido como o “Hormônio Feminino”, ele desempenha um papel fundamental no útero, vagina, trompas, mamas e também na parte externa dos órgãos sexuais, produzindo um muco que lubrifica a vagina, ajudando, inclusive, a fazer com que os espermatozoides não morram antes de ser fecundado, se for o caso.

Significado de estar com o estradiol baixo

Assim como ocorre com outros hormônios do corpo, o estradiol também pode passar por períodos em que os seus níveis não são considerados os ideais, sendo necessário que a pessoa conheça o significado de estar com o estradiol baixo para tomar as precauções necessárias para aliviar os seus sintomas.

O principal significado de estar com o estradiol baixo são as mudanças que esse fator acaba passando para o corpo, por exemplo, por estar diretamente ligado ao controle do ciclo menstrual, as mulheres que estão passando por um período em que o hormônio está baixo podem perceber uma irregularidade na data de menstruação. O estradiol baixo também é refletido na atividade sexual, podendo causar uma perda de interesse em fazer sexo com o parceiro, secura na vagina, irritação na área vaginal e até mesmo dores no momento do sexo, é muito importante ficar atento a todos esses sintomas para que se possa buscar a ajuda de um profissional, que poderá indicar o melhor tratamento para cada caso, uma vez que cada pessoa pode responder de maneira diferente cada medicamento.

verdade sobre o baixo estradiolO uso do estradiol engorda ou não

Uma dúvida muito frequente entre as mulheres que precisam realizar algum tratamento com esse hormônio é se o uso do estradiol engorda ou não, a resposta para essa pergunta pode variar de pessoa para a pessoa, a razão para que isso aconteça é o fato de que cada uma acaba reagindo de uma maneira diferente.

Em alguns casos foi registrado sim o aumento do peso das mulheres que fizeram o uso do estradiol através de medicamentos, sendo necessário sempre tirar todas as dúvidas com o médico, inclusive sobre se o uso do estradiol engorda, uma vez que esse profissional poderá indicar medidas complementares que evitam esse problema.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

osteoporose
saúde
Osteoporose: Conheça essa doença e saiba como se prevenir!

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e propensos a sofrer fraturas de diversos tipos. Normalmente trata-se de uma doença silenciosa fazendo com que o diagnóstico seja feito somente após a ocorrência das fraturas, o que complica …

verruga por virus do papiloma humano
saúde
Vírus do papiloma humano: Saiba mais sobre essa infecção e veja como você pode se prevenir!

Entre as diversas DSTs existentes, o também chamado de HPV é conhecido por ser um dos mais comuns no Brasil e por poder causar o câncer de colo do útero nas mulheres que o possuem. Por ser muito fácil de contrair, o vírus do papiloma humano requer atenção especial e …

verruga na virilha
saúde
Verruga na virilha: Conheça alguns tratamentos para acabar com esse incômodo!

As verrugas na virilha na maioria das vezes não trazem grandes preocupações, pois elas só preocupam mesmo quanto ao risco de contaminação pelo HPV que é um vírus um pouco agressivo capaz de causar danos ao organismo humano.  Além disso, outra preocupação fica por conta da contaminação, já que uma …