Como acabar com a cólica do bebê: medicamentos? Dicas caseiras? Confira tudo aqui!

bebê com cólica
bebê

Embora seja muito comum, as cólicas no bebê são muito desconfortáveis, tanto para os pais que acabam estressando com o choro constante, quanto para o bebê que está passando por um período doloroso. Por isso saber como acabar com a cólica do bebê é fundamental.

Não sabe como fazer isso? Pois então esse artigo é para você, continue conosco e confira!

O que causa?

A ingestão de ar na hora de mamar, o consumo de leite na mamadeira e a ingestão de alimentos que produzem gases, são algumas das principais causas da cólica no bebê, já que o intestino ainda passa por um processo de adaptação e transformação.

Alguns procedimentos que podem ser feitos inclusive em casa como colocar uma compressa de água morna na barriga do bebê, massagear com movimentos circulares e colocá-lo para arrotar após cada vez que mamar, é uma das opções de como acabar com a cólica do bebê.

Medicamentos

Medicamentos como o Luftal, Colikids, Endorus e Colic Calm, são belíssimos exemplos de medicamentos que de fato ajudam a acabar com as cólicas do bebê, por serem desenvolvidos especificamente para isso, eles trabalham no intestino removendo as bolhas que retêm os gases no intestino do bebê e assim aliviam as cólicas.

Além das dicas caseiras e dos medicamentos manipulados, os pais podem optar também por chás que aliviam os gases e consequentemente as cólicas do bebê.

No entanto, para aderir a esta opção é preciso que o bebê tenha mais tempo de vida, pois o chá poderá não ser muito bem recebido pelo organismo do recém-nascido.

De qualquer forma, caso as cólicas do bebê não estejam passando mesmo após aderir a estas dicas, é recomendável procurar ajuda de um pediatra para que ele possa diagnosticar melhor o caso e receitar o melhor tratamento.

Dicas caseiras

Algumas técnicas caseiras que podem ser utilizadas em combinação com outras ou mesmo separadamente de fato ajudam a acabar com as cólicas do bebê.

Dentre as principais técnicas caseiras de como acabar com a cólica do bebê citamos:

  • Colocar o bebê para arrotar a cada alimentação;
  • Dar um banho morno no bebê;
  • Fazer movimentos que simulam a pernada da bicicleta com as perninhas do bebê enquanto ele está deitado;
  • Flexione as perninhas do bebê contra o abdômen de forma que comprima a sua barriguinha;
  • Coloque uma toalha umedecida com água morna sobre o abdômen do bebê e deixe agir por alguns minutos.
  • Faça uma massagem com creme ou óleo hidratante infantil na barriga do bebê com movimentos circulares sem colocar muita força.

Por se tratar de uma condição anormal para o bebê, é bem comum que ele apresente sintomas de irritação, por isso além de aplicar estas técnicas é recomendado que você pegue o bebê no colo e o acalme.

O contato pele com pele com os pais ajuda a acalmar o bebê e faz com que ele libere mais facilmente os gases de forma natural, aliviando as cólicas.

Dúvidas sobre como acabar com a cólica do bebê? Deixe um comentário.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

bolsa para maternidade rosa
bebê
Bolsa Maternidade: O que levar? Quando preparar? Saiba como montar a sua!

A espera de um bebê é um momento muito importante para os pais, por isso eles estão sempre em busca de deixar tudo prontinho para a chegada do seu filho. Mas neste período também é comum que surjam várias dúvidas, principalmente quanto a bolsa maternidade, e é para te ajudar …

Puerpério
bebê
Puerpério: O que é? Como lidar? Quais são os tipos?

Quando a mulher fica grávida o seu corpo sofre várias transformações, sendo que ele não irá voltar ao normal assim que o bebê for retirado do útero. Porque após o nascimento da criança, o corpo da mulher começa a passar por várias transformações até voltar ao seu estado normal, e …

bebê
Decoração para o quarto de bebê: Veja dicas para te ajudar!

A chegada de um bebê é sempre um momento de muita alegria e ansiedade. E a fim de ficar mais perto da criança antes mesmo do seu nascimento é que os papais e mamães começam a preparar o quarto do bebê com muita antecedência, a fim de que não falte …