Cólica menstrual: Entenda um pouco mais sobre esse problema e saiba aliviar os sintomas!

colica menstrual
saúde

A cólica menstrual é um problema que afeta grande parte das mulheres, sendo que ela é muito comum na fase da adolescência, mas pode afetar a mulher em qualquer idade antes da menopausa. A cólica consiste em uma forte dor pélvica que pode aparecer antes ou durante a menstruação e em alguns casos pode fazer com que a mulher sinta dores que a deixa incapacitada de seguir sua rotina.

Se você também possui cólica menstrual e deseja saber como dar fim neste problema, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar um pouco sobre ótimos remédios e alimentos que ajudam a acabar com essa dor. Confira!

Quais são os melhores remédios para cólica menstrual?

Existem vários remédios que ajudam a acabar com a cólica, no entanto, a eficácia desses remédios pode ser diferente em cada mulher, por isso quem não conseguir o alivio da dor com um medicamento deverá ir em busca de outro que seu organismo adapte.

Alguns dos melhores remédios são:

  • Ibuprofeno

Além de aliviar dor muscular, dores de cabeça e febre, o Ibuprofeno é um anti-inflamatório que também pode ser usado para aliviar cólicas. Em apenas 30 minutos após seu uso ele começa a fazer efeito.

  • Buscofem

O Buscofem é um medicamento da família do Buscopan e foi desenvolvido especialmente para as mulheres que sentem dor de cólica muito forte. Este medicamento é um anti-inflamatório que atua na eliminação da cólica em pouco tempo.

  • Atroveran

O Atroveran é um medicamento antiespasmódico e que possui também ação analgésica, por isso seu uso ajuda a combater a cólica menstrual em pouco tempo. Este remédio age em dores de várias intensidades.

  • Ponstan

Outro medicamento que ajuda a aliviar as dores menstruais é o Ponstan, que consiste em um medicamento cujo princípio ativo é o ácido mefenâmico, que irá agir aliviando as dores em pouco tempo.

  • Quais os melhores anticoncepcionais?

Além dos medicamentos mencionados acima, os medicamentos anticoncepcionais, quando usados frequentemente podem ajudar no tratamento da cólica, pois eles agem no organismo diminuindo o fluxo menstrual e a cólica.

Antes de usar um remédio para acabar com a cólica consulte o seu médico.

alimentos que aumentam a colica menstrual

Quais alimentos podem aumentar a cólica?

Os alimentos também podem influenciar na cólica menstrual, pois alguns alimentos intensificam a dor, enquanto outros ajudam a minimizá-la.

Para que você possa diminuir sua cólica acrescente em sua alimentação os seguintes alimentos:

  • Leite desnatado e queijo branco

Esses alimentos são ricos em cálcio, que é um mineral essencial para dar fim nas dores de cólica, e como esse mineral costuma diminuir durante o período menstrual, consumir alimentos ricos nele ajuda a aliviar a cólica.

  • Aveia e banana

Por serem ricos em vitamina B6, a aveia e a banana ajudam aumentar a atuação desta vitamina que é importante para o funcionamento dos neurotransmissores que ajudam a aliviar as dores.

  • Uva e laranja

Essas frutas são ricas em flavonoides e vitamina C respectivamente, que são importantes antioxidantes que atuam reduzindo os processos inflamatórios e consequentemente ajudam a combater as cólicas.

E a cólica menstrual dura quantos dias?

Não é possível dizer ao certo quantos dias a cólica menstrual dura, pois irá variar de mulher para mulher. Mas em geral é possível dizer que é comum a cólica aparecer antes da menstruação e pode durar de 12 a 72 horas.

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

osteoporose
saúde
Osteoporose: Conheça essa doença e saiba como se prevenir!

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e propensos a sofrer fraturas de diversos tipos. Normalmente trata-se de uma doença silenciosa fazendo com que o diagnóstico seja feito somente após a ocorrência das fraturas, o que complica …

verruga por virus do papiloma humano
saúde
Vírus do papiloma humano: Saiba mais sobre essa infecção e veja como você pode se prevenir!

Entre as diversas DSTs existentes, o também chamado de HPV é conhecido por ser um dos mais comuns no Brasil e por poder causar o câncer de colo do útero nas mulheres que o possuem. Por ser muito fácil de contrair, o vírus do papiloma humano requer atenção especial e …

verruga na virilha
saúde
Verruga na virilha: Conheça alguns tratamentos para acabar com esse incômodo!

As verrugas na virilha na maioria das vezes não trazem grandes preocupações, pois elas só preocupam mesmo quanto ao risco de contaminação pelo HPV que é um vírus um pouco agressivo capaz de causar danos ao organismo humano.  Além disso, outra preocupação fica por conta da contaminação, já que uma …