Certidão de nascimento: Saiba como fazer a sua!

fazer certidão de nascimento
Dicas

Quando nascemos somos submetidos a uma série de exames, como o “teste do pezinho”, “teste do olhinho” e claro a tipagem sanguínea, mas para que possamos continuar usufruindo de serviços básicos como um cidadão, necessitamos comprovar oficialmente que existimos para com a sociedade e os órgãos civis, para isso contamos com a certidão de nascimento.

O que é Certidão de Nascimento?

Sendo como um dos primeiros documentos oficialmente emitidos, a certidão de nascimento juntamente com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Registro Geral (RG) fazem parte do grupo de documentos do Registro civil, além, claro, da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e do título de eleitor, geralmente emitidos após os catorze anos de idade. A certidão de nascimento é primordial para a emissão de todos esses documentos, pois é um pré-requisito, bem como a matrícula regular em instituições de ensino, e também o acesso a todos os serviços básicos concedidos pela cidadania brasileira.

O prazo para a emissão da certidão de nascimento é de até 15 dias, com exceção dos casos em que a mãe seja a única pessoa disponível para solicitar o registro, com isso o prazo se estende até 45 dias. A emissão da primeira via é gratuita.

Como solicitar segunda via?

No caso de perda, roubo, rasuras ou danos, é necessário que seja solicitada a segunda-via da certidão de nascimento, para isso há algumas maneiras de serem feitas estas solicitações, sendo a primeira delas: indo ao cartório onde a certidão foi emitida, levando os documentos de identificação disponíveis, assim como preencher também um formulário de solicitação e realizar o pagamento da taxa de emissão.

O solicitante também poderá se dirigir aos correios e fazer essa solicitação pessoalmente, basta preencher o formulário de Cartório Postal presente nas agências dos Correios, e ao final realizar também o pagamento da taxa do pedido de solicitação e emissão, ficando assim o solicitante na espera da entrega do documento em sua residência por meio do serviço postal. A terceira opção consiste em solicitar a certidão por meio do SISTECART, o sistema dos correios responsável por emitir as certidões de nascimento.

Para isso basta entrar em contato através do telefone (11) 3242-8332, fazer o pedido e realizar o pagamento da taxa por boleto bancário ou vale postal.

Posso pedir Certidão de Nascimento Online?

E também para quem não possui tanto tempo assim, há algumas plataformas de emissão de certidões na internet, como o site do Registro Civil (disponível apenas para alguns estados) e a página do Cartório 24 horas, que por sua vez atende a todos os cartórios do país.

Para a solicitação por meio do site Registro Civil, é necessário criar um perfil no site, adicionando dados como nome, sobrenome, CPF, CEP, e-mail e senha, para que seja enviado um link de confirmação e assim o usuário selecionar o tipo de certidão que deseja, e se prefere em papel ou digital.

A certidão em papel será enviada por meio dos Correios. Após a solicitação é necessário pagar a taxa de emissão, e aguardar após a confirmação do pagamento um período de 10 dias úteis. No caso de certidão emitida digitalmente, basta selecionar a opção “Eletrônica (via Link por e-mail)”, que após três dias do pagamento da taxa, o documento será enviado para o e-mail do solicitante.

Cartório 24 horas é seguro?

Para quem deseja solicitar a certidão por meio do site Cartório 24 horas, o processo é semelhante, porém o solicitante poderá clicar na opção “Conhecer Preços e Prazos” para ter conhecimento de valores de estimativa com a solicitação do serviço, assim como o tempo de envio e entrega, antes mesmo de fazer a solicitação, o que poderá ser interessante para o usuário.

Os valores de custo para a emissão da segunda-via da certidão de nascimento poderá sofrer uma variação, tanto realizando a solicitação pessoalmente no cartório, como indo aos Correios, quanto solicitando o documento civil pela internet. Geralmente essa variação de custos vai de R$ 20 a R$ 65 reais, dependendo do cartório, estado, tempo de solicitação, entre outros.

A certidão de nascimento não possui um prazo de validade, ou seja, não necessita ser emitida periodicamente, somente nos casos de roubo, perda, extravio ou rasuras e danos.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sodexo cartão alimentaçao
Dicas
Sodexo: Saiba como funciona esse cartão alimentação!

Os cartões oferecidos pelas empresas são muito útil para facilitar a vida dos funcionários, que terão mais praticidade para realizar suas refeições, e é por isso que a Sodexo possui uma linha de cartões benefício especializada para atender esse público. Continue lendo esse artigo e confira a seguir tudo sobre …

Dicas
Acelerador do Inglês: Fale inglês em apenas 90 dias!

Falar um segundo idioma é essencial atualmente, e muitas pessoas acabam não conseguindo aprender uma nova língua devido a falta de tempo para conseguir ir a uma escola de idiomas, ou a falta de paciência de ficar anos na escola e ainda assim não conseguir falar fluentemente o inglês. E …

guiadoconcurso
Dicas
Guia do Concurso Público: Como passar? Quanto tempo estudar? Saiba tudo aqui!

O Concurso Público é visto por muitas pessoas como uma forma de ter estabilidade no emprego e bons salários, e é por isso que o número de pessoas que deseja ter um emprego desses é muito grande. Porém conseguir alcançar uma aprovação em um concurso público não é tão fácil …