Caxumba: Saiba o que é essa doença, seus sintomas e como tratar!

caxumba
saúde

A caxumba é uma doença que pode afetar milhares de pessoas, sendo que ela é uma doença infecciosa que pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Geralmente a doença afeta crianças e adolescentes, mas ela também poderá afetar adultos e se não for tratada a tempo poderá causar sérios problemas, como até mesmo a infertilidade em homens.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a caxumba, e esse artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

Caxumba pega?

A caxumba é uma doença altamente contagiosa, sendo que ela pode ser transmitida através do contato da saliva de uma pessoa que está com a doença, com isso é necessário tomar cuidado com a fala, espirro e tosse de pessoas que estão contaminadas com a doença.

O maior período em que a pessoa pode transmitir essa doença é dois dias antes e dois dias depois do surgimento dos sintomas, por isso essa fase é a que merece mais atenção. No entanto, em alguns casos a doença pode ser contagiosa nos 9 primeiros dias após a contaminação.

Além do mais, até mesmo as pessoas que já tomaram a vacina ainda poderão contrair a doença. Mas é importante ressaltar que geralmente quem pega caxumba fica imune e não contrai a doença novamente.

caxumba vacina

Vacina

A melhor maneira de prevenir dessa doença é através de uma vacina chamada tríplice viral, que consiste em uma vacina para a prevenção de três doenças que são a caxumba, a rubéola e o sarampo.

Essa vacina é distribuída pelo SUS e deve ser tomada por todas as pessoas, sendo que crianças e adolescentes precisam tomar 2 doses da vacina e adultos apenas 1 dose.

Caxumba na gravidez

É possível que as mulheres contraiam a caxumba durante a gravidez, sendo que neste caso a doença é ainda mais grave e poderá até mesmo causar um aborto espontâneo, principalmente nas 12 primeiras semanas de gestação.

Ainda não existem estudos que comprovam que esse problema na gravidez pode levar a má formação do feto.

Além do mais, é importante alertar que a mulher não poderá se vacinar contra a caxumba durante a gravidez, ou poderá contaminar seu feto.

Pode matar?

Essa doença que não mata a pessoa, no entanto ela poderá trazer graves consequências as pessoas como meningite grave, infecções, insuficiência renal e outras.

Além do mais, no caso dos homens a enfermidade pode descer para os testículos, se tornando mais grave e podendo até mesmo causar a infertilidade nos homens.

Caxumba tem cura?

A caxumba é uma doença que possui cura, no entanto é necessário que a pessoa comece o tratamento da doença o quanto antes a fim de evitar ter várias complicações com essa doença.

O ideal é que as pessoas procurem um médico assim que surgir os primeiros sintomas da enfermidade para que seja possível realizar o tratamento mais adequado para a doença.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a caxumba? Deixe um comentário que assim que for possível nós responderemos você!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

medicina natural
saúde
Medicina natural: quais os benefícios? O que usar? Contamos aqui!

Em tempos de buscar por maneiras mais fáceis de aliviar dores e se sentir mais saudável as pessoas sempre optam por opções mais rápidas e industrializadas que podem não acabar ajudando a longo prazo. O que muitos não sabem é que a própria natureza nos fornece muito do que precisamos …

varizes
saúde
Varizes: O que são, por que surgem e como tratar? Saiba aqui!

As varizes, ao contrário do senso comum que temos na sociedade, são todas as veias muito tortuosas, dilatadas ou insuficientes. Elas surgem por causa do constante esforço nelas, como por exemplo ficar muito tempo parado em pé ou sentado. Isso aumenta a pressão nas veias e é por esse motivo …

vomito frequente
saúde
Estou com vômitos frequentes: o que pode ser? Veja todas as possibilidades aqui!

Se você está com vômitos frequentes e não sabe o que está sendo a causa disso, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que pode estar causando esse mal estar, pois nem sempre ele é característico de uma doença. Continue conosco e confira! O …