Caxumba: Saiba o que é essa doença, seus sintomas e como tratar!

caxumba
saúde

A caxumba é uma doença que pode afetar milhares de pessoas, sendo que ela é uma doença infecciosa que pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Geralmente a doença afeta crianças e adolescentes, mas ela também poderá afetar adultos e se não for tratada a tempo poderá causar sérios problemas, como até mesmo a infertilidade em homens.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a caxumba, e esse artigo é para você, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

Caxumba pega?

A caxumba é uma doença altamente contagiosa, sendo que ela pode ser transmitida através do contato da saliva de uma pessoa que está com a doença, com isso é necessário tomar cuidado com a fala, espirro e tosse de pessoas que estão contaminadas com a doença.

O maior período em que a pessoa pode transmitir essa doença é dois dias antes e dois dias depois do surgimento dos sintomas, por isso essa fase é a que merece mais atenção. No entanto, em alguns casos a doença pode ser contagiosa nos 9 primeiros dias após a contaminação.

Além do mais, até mesmo as pessoas que já tomaram a vacina ainda poderão contrair a doença. Mas é importante ressaltar que geralmente quem pega caxumba fica imune e não contrai a doença novamente.

caxumba vacina

Vacina

A melhor maneira de prevenir dessa doença é através de uma vacina chamada tríplice viral, que consiste em uma vacina para a prevenção de três doenças que são a caxumba, a rubéola e o sarampo.

Essa vacina é distribuída pelo SUS e deve ser tomada por todas as pessoas, sendo que crianças e adolescentes precisam tomar 2 doses da vacina e adultos apenas 1 dose.

Caxumba na gravidez

É possível que as mulheres contraiam a caxumba durante a gravidez, sendo que neste caso a doença é ainda mais grave e poderá até mesmo causar um aborto espontâneo, principalmente nas 12 primeiras semanas de gestação.

Ainda não existem estudos que comprovam que esse problema na gravidez pode levar a má formação do feto.

Além do mais, é importante alertar que a mulher não poderá se vacinar contra a caxumba durante a gravidez, ou poderá contaminar seu feto.

Pode matar?

Essa doença que não mata a pessoa, no entanto ela poderá trazer graves consequências as pessoas como meningite grave, infecções, insuficiência renal e outras.

Além do mais, no caso dos homens a enfermidade pode descer para os testículos, se tornando mais grave e podendo até mesmo causar a infertilidade nos homens.

Caxumba tem cura?

A caxumba é uma doença que possui cura, no entanto é necessário que a pessoa comece o tratamento da doença o quanto antes a fim de evitar ter várias complicações com essa doença.

O ideal é que as pessoas procurem um médico assim que surgir os primeiros sintomas da enfermidade para que seja possível realizar o tratamento mais adequado para a doença.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a caxumba? Deixe um comentário que assim que for possível nós responderemos você!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

azia
saúde
Azia: o que causa, tratamentos naturais, medicamentos,

Sabe aquele incômodo no estômago que pode surgir depois de comer determinados tipos de comidas, principalmente as que possuem mais carboidratos e gorduras. Esse desconforto também conhecido como azia atinge muitas pessoas, que sempre estão em busca de tratamentos para acabar com isso. E existem diversas formas, tanto de prevenir, …

receita de lanche rápido
saúde
10 receitas para pré e pós treino: Aprenda a fazer as melhores e mais fáceis

Existem algumas receitas que são excelentes para quem deseja ter ganhos musculares mais expressivos, por isso a seguir eu separei 10 receitas para pré e pós treino. Continue conosco e descubra como preparar essas deliciosas receitas a seguir. As 10 melhores receitas para pré e pós treino são Shake termogênico …

mulher bocejando
saúde
Hormônio do sono: Como funciona? Como é produzido? Saiba tudo sobre ele!

Ter uma boa noite de sono é fundamental para que possamos acordar bem dispostos e com energia para mais um dia, e é o hormônio do sono que contribui para que nós possamos ter uma noite tranquila e repor as energias, e por isso conhecer mais sobre esse hormônio e …