Adotar cachorro: Saiba tudo sobre os procedimentos para uma adoção consciente

menina abraçada com cachorro
Pet

Ter um animal de estimação pode ser o desejo de muitas pessoas, seja ele um gato ou um cachorro. E caso você queira ter um cachorrinho para te fazer companhia, então uma opção possa ser a adoção, que você irá resgatar um animal que precisa de um lar com muito amor.

Se você quer saber tudo sobre adotar um cachorro, continue lendo que vamos te dar as melhores dicas! Continue lendo que vamos contar tudo!

Onde adotar um cachorro

Existem diversos locais para adotar um cachorro, sejam em feiras de adoção de pet, em clínicas veterinárias ou até mesmo com pessoas que estão com cães recém nascidos e não podem ficar com eles.

A adoção de cães é a maneira mais consciente de se ter um animal de estimação, pois existem milhares de animais que são abandonados na rua passando fome e sendo mortos porque não são de raças e por isso são rejeitados pelas famílias.

Atualmente, as campanhas de adoção estão cada vez mais intensificadas, exatamente com o objetivo de ajudar a evitar o número de animais abandonados.

Adotei um cão e agora?

Se você já adotou um cachorro, antes de levá ele para casa e escolher um nome, você precisa de tomar algumas medidas, pois ele precisa ser vacinado, e em caso de você adotar um filhote você deve esperar que ele não esteja mais mamando antes de tirá-lo de perto da mãe.

Além disso, leve o cão adotando em um veterinário para que ele seja avaliado e assim seja realizado exames para saber como está a saúde dele.

Esses cuidados são indispensáveis tanto para a saúde do animal de estimação, quanto para a sua e de sua família. Então preste atenção nisso antes de adotar qualquer animal de estimação.

Posso adotar  cão de raça?

Muitas pessoas quando ouvem falar sobre adoção logo pensam que apenas devem adotar os cães abandonados, mas a verdade é que adotar significa não incentivar o comercio de animais e assim desestimular que muitos sejam criados em condições desfavoráveis apenas pensando no lucro com a venda de animais.

Então não é errado ter um cão de raça, se assim você quiser. Mas sempre que possível, opte pela adoção no lugar da compra.

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *